segunda-feira, 2 de maio de 2011

Competição e competitividade

Conceituar a situação competitiva e a situação cooperativa nas relações interpessoais e intergrupais, e argumentar em qual dessas situações,você se identifica no ambiente de trabalho:

Cooperação; Trabalhar, atuar simultaneamente para o mesmo fim, colaborar, ajudar...
Competição: Ação ou efeito de competir, luta, disputa, torneio;Pretender uma coisa simultaneamente com outrem, concorrer, rivalizar.
Cooperação e competição são conceitos básicos com os quais, se convive em todas as relações interpessoais.
Quando é cooperação? Quando é competição? Como e porque de uma e de outra?
Percebe- se que a diferença entre competição e cooperação repousa justamente na diferença da natureza das metas das duas situações.
A situação de cooperação acontece quando os objetivos dos indivíduos são interdependentes, quando há valorização positivas na prática das ações e estas são para o bem comum.
A cultura da cooperação enquanto uma filosofia de vida, uma forma de ver, sentir e posicionar-se principalmente sobre as relações humanas é um poderoso agente de transformação de cultura de organizacional, pois possui algumas características que o diferencia, como por exemplo: Valoriza o potencial individual de cada pessoa; Estimula a busca de soluções de compromisso coletivo;Aumenta a auto- estima das pessoa, fazendo com que sejam mais ousadas e percam o medo de falhar;Um dos instrumentos mais difundidos na implementação da Cultura da Cooperação.
Na situação de competição os objetivos são restritivos, há a valorização negativa, as ações são realizadas pelos indivíduos são interdependentes com relação ao outro.
O mundo está em constante transformação e os valores humanos estão em conflito. Nossa sociedade vive hoje uma crise de valores.
As organizações sofrem as conseqüências dessa crise, pois elas geram conflitos,competições problemas... nas pessoas o que afeta a vida de todos na sociedade.
Acredito que na minha prática, enquanto profissional de educação, como professora de alfabetização,procuro trabalhar em cooperação com meus pares- colegas – na construção de projetos coletivos para serem aplicados na escola, bem como na series específicas também quando compartilhamos materiais, recursos, nas reuniões pedagógicas, estudando, nos atualizando para oferecer o melhor em educação para toda comunidade escolar e também na minha prática de sala de aula, desenvolvendo atividades que despertem o espírito de colaboração e ajuda, no trabalho em grupos, nas dinâmicas, no atendimento individualizado levando ao ganho coletivo, onde todos aprendem, crescem e amadurecem juntos com respeito à pessoa do aluno e este enquanto grupo, que está em formação para a cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário