segunda-feira, 2 de maio de 2011

Avaliação das instituições


AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL


A construção de uma sociedade educativa de qualidade é um desafio, e neste contexto que as avaliações devem contribuir, apontando com criticidade se as instituições estão cumprindo o seu papel, de construir uma sociedade mais desenvolvida, tecnológica e cientifica, sobre tudo, mais rica em conhecimentos e cultura, com solidariedade e justiça.

O Estado encontra nos processos avaliativos um meio eficaz de exercer mecanismos de controle e regulação, dando enfase na promoção de melhorias na gestão pedagógica e de recursos humanos ou por último promover a aprendizagem dos alunos como principal motivo para avaliar.

A avaliação institucional deve ser desenvolvida segundo uma metodologia democrática, com instrumentos rigorosos e consistentes ou seja sob o ponto de vista teórico, técnico e político, abrangendo mais a produção e a qualidade do trabalho das pessoas, a instituição, sua missão (objetivos e fins), funcionamento (meios, recursos e processos), as relações internas e externas, produtos, os padrões de qualidade que deseja alcançar e que lhe são impostos pela realidade.

Oficialmente, a avaliação institucional será realizada para garantir a equidade social, a democratização da escola, oferecendo subsídios para o aperfeiçoamento do sistema educacional e dos processos de gestão e ainda otimizar o gerenciamento dos recursos, incrementando oportunidades educacionais, no entanto, na prática, a priorizar determinados conteúdos de determinadas áreas em detrimento de outras, ao estabelecer competências e habilidades (universais), ao definir modos de pensar e agir para a realização das provas, desconsideram assim, as diversidades culturais, regionais, curriculares, de história de vida e usam a avaliação com regulação, dissimulando o controle das hierarquias sociais e ainda reforçando a exclusão.

A utilização das informações avaliativas, para desvelar os problemas educacionais, assumir o compromisso com a sua solução, garantindo ampla participação docente,nas discussões e na efetivação de ações compartilhadas é fundamental, com a qualidade social da educação e dos sistemas de ensino e tudo isto deve ser uma opção ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário