terça-feira, 2 de novembro de 2010

Meio ambiente e sustentabilidade


Educação ambiental e sustentabilidade na formação do professor

A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.

O trabalho com o tema Meio Ambiente na escola deve ser desenvolvido visando proporcionar aos educandos uma grande diversidade de experiências e ensinando-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores à sua proteção e melhor

Promover e integrar um currículo ambiental é um desafio. Segundo Novo (1995), ambientar o currículo significa ajustá-lo de forma coerente com os princípios éticos, conceituais e metodológicos, característicos da educação de valores ambientais. Um currículo ambiental, portanto, deve ser:

Adequado, isto é, ajustado as condições reais da comunidade; Coerente, onde as metodologias devem estar de acordo com as bases éticas e com os pressupostos teóricos que orientam a aprendizagem e a avaliação; Aberto ao entorno aos problemas ambientais regionais, estaduais e mundiais; Flexível, onde o planejamento deve ser sempre uma hipótese de trabalho que pode mudar; Dinâmico, aberto à inovação e à mudança; Problematizador, interdisciplinar, valorizando a integração.

De acordo com Zabala (1991), o ambiente numa perspectiva educativa, engloba quatro grandes espaços: o social, o território,a comunidade e o espaço concreto. Assim nesta perspectiva as escolas podem se guiar com as metas estabelecidas nos PCNs, que são?Fundamentos ecológicos onde se busca os conhecimentos ecológicos; Os problemas e valores, onde se busca a sensibilidade ambiental, o reconhecimento de como as ações individuais e coletivas podem influenciar na relação qualidade de vida e qualidade do meio ambiente; Investigação e Ação, esta referindo-se à aquisição do conhecimento e das

habilidades necessárias que permitem investigar, propor e avaliar soluções alternativas;Treinamento e Aplicação, esta meta busca desenvolver as habilidades que permitirá atuar de acordo com os seus valores, tanto no grupo como individualmente.

Fica evidente a importância de se educar nossas crianças cidadãos de hoje e do futuro, para que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.

___________

Nenhum comentário:

Postar um comentário