CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Para alcançar a alfabetização a criança cega deve ser estimulada desde cedo para que não atrase o seu desenvolvimento normal.
A estimulação deve começar aos três meses de idade. O desenvolvimento de conceitos como forma,tamanho, percepção do espaço, cor e sabor, inicia-se a partir do primeiro ano. Os conceitos de dimensão, distância, lateralidade são fundamentais para sua inserção no meio social e para a aprendizagem do Braille.
O processo de pré alfabetização consiste em enriquecer e ampliar o universo de significação do aluno, através das vivências psicomotoras, cognitivas e sócio afetivas integradas buscando o desenvolvimento geral, a socialização, tão necessárias a alfabetização propriamente dita.
Toda aprendizagem se dá a través de experiências vivenciadas, isto é, nunca transmitidas apenas verbalmente. Brincando a criança experimenta uma série de situações, sensações e sentimentos, qe vão estruturando-a como ser humano global e pensante.
Leite (1984) considera como habilidades fundamentais para a alfabetização:O esquema corporal, a lateralidade, a posição, a direção, o espaço, o tamanho, a quantidade, a forma, discriminação tátil, discriminação auditiva, verbalização de palavras, análise e síntese, coordenação motora fina...
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