segunda-feira, 2 de maio de 2011

Escola Aprendiz




Análise da Conferência Escola Cidade Aprendiz


Entrevistado – Jornalista Gilberto Dimenstein



A riqueza de uma cidade não está nas belezas naturais, mas na quantidade de pessoas interessantes fazendo coisas interessantes, compondo paisagens de incessantes inovações. Gilberto Dimenstein,coluna “feliz São Paulo “,Folha de São Paulo,31/12/2003



A Cidade Escola Aprendiz, fundada em 1997,pelo jornalista Gilberto Dimenstein, na Vila Madalena, em São Paulo é um laboratório de pedagogia comunitária onde se realiza a experiência do bairro escola, dedicada ao aprimoramento simultâneo da comunidade e educação.

O objetivo é integrar escola e comunidade compondo uma vivência única de aprendizagem, isto é todos os lugares transformam-se em salas de aula informais mas sintonizadas com os currículos escolares.

Para desenvolver uma comunidade educativa são experimentados programas de arte, esporte, comunicação, tecnologia e geração de renda, numa construção de parcerias que compõem as redes de aprendizado.

Tendo em vista que a escola não é a única responsável pela educação, mas faz parte da comunidade, pois concentra um grande número de jovens e adolescentes e é reconhecida pela sociedade como importante agente na formação, o projeto escola aprendiz procura potencializar e articular parcerias com escolas do bairro , de forma a complementa-la e auxiliá-la a oferecer uma escola integral e de qualidade ao seu público,utilizando como meio e fim de suas ações ,todos os espaços possíveis da comunidade.

A ideia é fazer com que as crianças e jovens participem da escolha dos programas como parte de sua formação pessoal e comunitária. Por meio de parcerias, são compostas redes de aprendizagem na comunidade, disponibilizando programas com os quais os aprendizes trilham uma trajetória em arte – intervenção urbana, comunicação e tecnologia procurando valorizar a troca de de ideias , o encontro...

Enfim a Cidade Escola Aprendiz ajuda a construir uma escola mais eficiente e com certeza uma cidade mais humana e acolhedora,pois todos são agentes da construção de uma sociedade nova, mais justa.


“Devo me colocar como aprendiz permanente.”

O individuo tem que saber que ele não pode parar de saber.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário