Título:
A escola recebe o aluno surdo
Tema:
O surdo chega na escola
Objetivos:
Identificar os principais procedimentos pedagógicos no atendimento do aluno surdo.
Justificativa:
Para que o aluno com deficiência possa exercer o direito a educação é preciso que a escola melhore suas práticas para atender melhor as diferenças. A inclusão é um desafio a ser enfrentado para a melhoria da qualidade do ensino.
Introdução:
A inclusão é um desafio a ser enfrentado para a melhoria da qualidade do ensino, assim ela deve ser encarada como um compromisso das escolas que terão a inclusão como consequência
Desenvolvimento:
LIBRAS
Couto – Lenzi (1997) coloca com clareza a condição do indivíduo com deficiência auditiva. Sua única limitação seria a percepção dos sons, mas o avanço científico e tecnológico é capaz de proporcionar dispositivos que favoreçam sua capacidade de compreensão. Sob este aspecto há o direito do individuo surdo de integrar-se e exercer sua cidadania.
A escola deve proporcionar aos alunos com deficiência auditiva ou surdo, as adequações necessárias e contar com os serviços de um interprete de língua de sinais, de professor de português como segunda língua desses alunos e de outros profissionais da área da saúde (fonoaudióloga) , assim como pessoal voluntário ou pertencente a entidades especializadas, deve-se solicitar material e pessoal as Secretarias de Educação sejam municipais e estaduais, as quais deverão providenciar o necessário pois a escola precisa oferecer a estrutura adequada a todos os seus alunos, contemplando todas deficiências. A instituição deve proporcionar um instrutor de libras ( surdo) para os que ainda não aprenderam esta língua. Sugere-se viabilizar classes ou escolas de educação bilingue (aberta aos alunos surdos e ouvintes) onde as línguas de instrução sejam a língua portuguesa e libras.
È necessário que um professor de português trabalhe em parceria com o professor de sala de aula, para que o aprendizado seja contextualizado.
Considerações finais;
A escola precisa proporcionar aos alunos com deficiência auditiva toda a estrutura necessária para sua inclusão: um professor de libras, um professor de língua portuguesa, a proposta bilíngue vem agregar na qualidade educacional do surdo na escola regular. O surdo e ouvintes tem línguas diferentes, mas podem e devem viver na mesma comunidade.
Referências bibliográficas:
Rosa, Suely Pereira da Silva;Delou, Cristina Maria de Carvalho .Educação Inclusiva. Curitiba :IESDE Brasil S.A..2009
Lei 10436/2002
CAMPOS,Shirley.Deficiência Visual. Disponível em: www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13379.
Poderias me dizer em qual escola o aluno com deficiencia recebe todo este suporte?
ResponderExcluirEu desconheço....