sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Análise da entrevista com o Escritor Ziraldo

Análise da Conferência:

Ler é mais importante do que estudar.

O tema foi desenvolvido pelo escritor, cartunista, desenhista... Ziraldo em entrevista a professora do IESDE.

Ziraldo começa seu relato afirmando que este tema: "Ler é mais importante do que estudar”, tornou-se algo polêmico no meio educacional do país, no entanto acredita que hoje esta questão já está mais aceita.
Realmente este assunto abre um leque de discussões, dentre estas, terem a consciência de que estudar, buscar conhecimento, aprendizagem sem uma apropriação da leitura, sem o domínio pleno desta, não acontece.
Tendo em vista que através da leitura as pessoas buscam informações, aprendem mais, podem fazer escolhas, desenvolve a imaginação, criatividade, criticidade, podem escrever e falar melhor, esta, torna-se direta e indiretamente o instrumento maior da aprendizagem, isto é, se acontece o domínio da leitura em toda a sua dimensão, proporcionalmente acontece a apropriação do conhecimento, logo, de aprendizagem. Cabe estimular, motivar, despertar o gosto pela leitura, e esta função perpassa pela família e se complementa na escola, no desenvolvimento de técnicas e metodologias específicas de leitura.
Ziraldo descreve, brilhantemente, que "A leitura é o nosso sexto sentido”, dizendo que o ato de ler deveria ser algo característico do ser humano, deveria ser natural.
"Livro -porta jóia da palavra", neste recurso a imensidão do universo,que todas as palavras são carregadas de significado.
"O livro não morre nunca","Livro, objeto que conduz a palavra gravada", destaca a importância que o livro deveria ter na vidas das pessoas, que querem crescer e viver melhor; Ele conta a história viva da humanidade.
Através da leitura, o conhecimento se revela naturalmente, cabe a nós,professores e futuros mestres, nos apropriarmos e acreditarmos que é através desta que nossos alunos poderão aprender mais e tornarem-se pessoas melhores e cidadãos conscientes do mundo em que vivem

2 comentários:

  1. Afinal alguém que entende o significado do Construtivismo, Histórico-crítico.
    Ziraldo é 10!!!
    Para entender tem que ler" Uma professora muito maluquinha"

    ResponderExcluir
  2. Tá certo o Ziraldo, como uma pessoa vai se apropriar do conhecimento sem antes se apropriar plenamente da leitura. Um leitor medíocre nunca saberá compreender o mundo...

    ResponderExcluir