sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Qualidade no ensino `a distância

O maior foco analisado na conferência está no desafio que a sociedade quer realizar na questão da qualidade e democratização do ensino, e que esta somente vai acontecer quando conseguirmos elevar o nível da escolaridade da população, facilitando o acesso dos nossos estudantes ao curso de graduação (nível superior).
Sabe-se que o desenvolvimento de um país e melhora na produção de renda, está diretamente relacionado ao quanto se investe educação, isto é, as desigualdades educacionais perpassam pelas desigualdades de renda.
Quanto a isso o governo federal, pratica algumas ações que vêm viabilizar a concretização deste desafio: A aprovação do FUNDEB - Fundo Nacional da Educação Básica, que visa atender com verbas as escolas, desde a educação infantil até o ensino médio, e, também com investimentos na capacitação dos professores, tanto na graduação quanto na formação continuada.
Um dos instrumentos para que aconteça uma melhora na qualidade, está no acesso à capacitação dos profissionais da educação; Neste ínterim está a Educação a Distância que quer democratizar, como diz o professor Jairo Jorge da Silva, republicando a Universidade, aumentando a oferta de vagas e oportunidades.
Como saber se a Educação à Distância será também de qualidade, tendo em vista a resistência da população e também do setor empresarial? Para isso podemos contar com instituições preocupadas com a qualidade e também nos parâmetros para avaliação feitos pelo MEC, este tem suas metas (desafios) neste processo. São estes:
Trinta por cento da população estudantil na Universidade, a busca real e efetiva do conhecimento, e que esta Universidade seja o centro do desenvolvimento, o aumento da oferta a acessibilidade (que seja para muitos) e que todas as Universidades tenham um marco regulatório, isto é, um documento permanente ( reconhecimento pelo MEC).
A qualidade do ensino seja na modalidade à distância ou presencial, esta diretamente ligada à consciência de todos, seja dos governos, da população, instituições, enfim, de toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário