sábado, 10 de setembro de 2011

Jogos,recreação e lazer


Trabalho de Jogos, Recreação e Lazer


1 – Diferenciar os aspectos abordado entre Piaget e Vygotsky sobre os jogos no desenvolvimento da criança.

Piaget:

  • O jogo tem o seu caráter abrangente e imaginativo;

  • O autor aborda e valoriza as fases do desenvolvimento da inteligência, logo os jogos devem se adequar a cada idade, cultura e meio;

Vygotsky:

  • Os fatores biológicos são predominantes sobre os sociais no inicio do desenvolvimento do pensamento O jogo é socializador).

  • Jogo contribui para expansão de seus conceitos.

2 – Diferenciar lazer, atividades recreativas e recreação.

Lazer:

  • Ligada a qualidade de vida

  • É a harmonia individual entre atitude, desenvolvimento integral e a disponibilidade de sim mesmo

  • Estado mental associado a uma situação de libedade de habilidade, de prazer.

Recreação:

  • Ligada ao ato de aprender

  • Atividade onde o indivíduo participa por escolha

  • Na escola o LAZER deve ser formativo e qualitativo, preparando as pessoas para o tempo livre.

Atividade Recreativa:

  • Atividade que não seja conscientemente executada com o propósito de obter recompensa além da mesma, proporcionando ao homem um escape para as forças físicas, criadoras, e na qual ele participa por desejo íntimo e não por compulsão.

  • São a ação prática da recreação.

3 – Exemplificar atividades para os vários tipos de jogos.

Jogos Artísticos:

  • Confecção de máscaras para dramatizações.

  • Jogos de trilha, com atividades de expressão musical, poesia, verisnhos, adivinhações...

  • Montagem de uma “bandinha” com materiais recicláveis

  • Atividades de soletração, rimas, paródias...

Jogos Expressivos:

  • Organização na escola de grupos de danças:

    - regionalista

    - de rua

    - clássica

  • Atividade de ginástica rítmica.

  • Brincadeiras de amarelinha com corda, bastão (saltos, pulos).

Jogos Sensitivos:

  • Atividades de volta calma

  • Audição de músicas de relaxamento

  • Exercícios de relaxamento

  • Exercícios de mimica

Jogos desportivos:

  • Jogos inter séries

  • Caça ao tesouro

  • Gincana esportiva

  • Min maratona

4 – Identificar as fases de desenvolvimento propostas por Piaget.

    a) Sensório – motor – do nascimento aos dois anos.

    b) Pensamento pré-operacional de dois a sete anos.

    c) Operações Concretas – de sete a onze anos.

    d) Operações formais – de onze anos em diante.

5 – Identificar os objetivos de aprendizagem a partir da criatividade.

A criatividade pode: desenvolver a espontaneidade.

Estimular uma reformulação de idéias.

Incentivar o interesse por outras disciplinas

Desenvolver a expressão corporal, expressão verbal.

Vivenciar novos conteúdos.

Oportunizar ao aluno relacionar0se, criar, inventar, divertir-se, e prazeirosamente aprender.

6 – Perceber a relação entre criatividade e novidade.

A interação dos brinquedos antigos e atuais é importante porque é:

  • Fator de transmissão cultural -povos e costumes

  • Valorização desse ato e dos jogos como transmissores de hábitos e atitudes culturais.

  • Forma de aproximação de diferentes gerações -filhos-pais e avós

  • Fomentar a interação entre jogos e brinquedos antigos com os novos.

  • Ajudar nossas crianças a compreender sua cultura e a si mesmo.

7- Identificar os aspectos desenvolvidos e trabalhados na criança por meio da dança e da música.

Aspectos desenvolvidos e trabalhados na criança por meio da dança e da música:

  • Vivências corporais com o ritmo.

  • Desenvolvimento de várias habilidades e competências humanas

  • Estabelecimento de vínculos e aproximação da escola da vida dos alunos.

  • Promoção da integração entre o ritmo e a vida.

Oferecimento de mais uma possibilidade de expressão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário