Trabalho de Jogos, Recreação e Lazer
1 – Diferenciar os aspectos abordado entre Piaget e Vygotsky sobre os jogos no desenvolvimento da criança.
Piaget:
O jogo tem o seu caráter abrangente e imaginativo;
O autor aborda e valoriza as fases do desenvolvimento da inteligência, logo os jogos devem se adequar a cada idade, cultura e meio;
Vygotsky:
Os fatores biológicos são predominantes sobre os sociais no inicio do desenvolvimento do pensamento O jogo é socializador).
Jogo contribui para expansão de seus conceitos.
2 – Diferenciar lazer, atividades recreativas e recreação.
Lazer:
Ligada a qualidade de vida
É a harmonia individual entre atitude, desenvolvimento integral e a disponibilidade de sim mesmo
Estado mental associado a uma situação de libedade de habilidade, de prazer.
Recreação:
Ligada ao ato de aprender
Atividade onde o indivíduo participa por escolha
Na escola o LAZER deve ser formativo e qualitativo, preparando as pessoas para o tempo livre.
Atividade Recreativa:
Atividade que não seja conscientemente executada com o propósito de obter recompensa além da mesma, proporcionando ao homem um escape para as forças físicas, criadoras, e na qual ele participa por desejo íntimo e não por compulsão.
São a ação prática da recreação.
3 – Exemplificar atividades para os vários tipos de jogos.
Jogos Artísticos:
Confecção de máscaras para dramatizações.
Jogos de trilha, com atividades de expressão musical, poesia, verisnhos, adivinhações...
Montagem de uma “bandinha” com materiais recicláveis
Atividades de soletração, rimas, paródias...
Jogos Expressivos:
Organização na escola de grupos de danças:
- regionalista
- de rua
- clássica
Atividade de ginástica rítmica.
Brincadeiras de amarelinha com corda, bastão (saltos, pulos).
Jogos Sensitivos:
Atividades de volta calma
Audição de músicas de relaxamento
Exercícios de relaxamento
Exercícios de mimica
Jogos desportivos:
Jogos inter séries
Caça ao tesouro
Gincana esportiva
Min maratona
4 – Identificar as fases de desenvolvimento propostas por Piaget.
a) Sensório – motor – do nascimento aos dois anos.
b) Pensamento pré-operacional de dois a sete anos.
c) Operações Concretas – de sete a onze anos.
d) Operações formais – de onze anos em diante.
5 – Identificar os objetivos de aprendizagem a partir da criatividade.
A criatividade pode: desenvolver a espontaneidade.
Estimular uma reformulação de idéias.
Incentivar o interesse por outras disciplinas
Desenvolver a expressão corporal, expressão verbal.
Vivenciar novos conteúdos.
Oportunizar ao aluno relacionar0se, criar, inventar, divertir-se, e prazeirosamente aprender.
6 – Perceber a relação entre criatividade e novidade.
A interação dos brinquedos antigos e atuais é importante porque é:
Fator de transmissão cultural -povos e costumes
Valorização desse ato e dos jogos como transmissores de hábitos e atitudes culturais.
Forma de aproximação de diferentes gerações -filhos-pais e avós
Fomentar a interação entre jogos e brinquedos antigos com os novos.
Ajudar nossas crianças a compreender sua cultura e a si mesmo.
7- Identificar os aspectos desenvolvidos e trabalhados na criança por meio da dança e da música.
Aspectos desenvolvidos e trabalhados na criança por meio da dança e da música:
Vivências corporais com o ritmo.
Desenvolvimento de várias habilidades e competências humanas
Estabelecimento de vínculos e aproximação da escola da vida dos alunos.
Promoção da integração entre o ritmo e a vida.
Oferecimento de mais uma possibilidade de expressão social.
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