Trabalho de Jogos, Recreação e Lazer
1 – Diferenciar os aspectos abordado entre Piaget e Vygotsky sobre os jogos no desenvolvimento da criança.
Piaget:
- O jogo tem o seu caráter abrangente e imaginativo; 
- O autor aborda e valoriza as fases do desenvolvimento da inteligência, logo os jogos devem se adequar a cada idade, cultura e meio; 
Vygotsky:
- Os fatores biológicos são predominantes sobre os sociais no inicio do desenvolvimento do pensamento O jogo é socializador). 
- Jogo contribui para expansão de seus conceitos. 
2 – Diferenciar lazer, atividades recreativas e recreação.
Lazer:
- Ligada a qualidade de vida 
- É a harmonia individual entre atitude, desenvolvimento integral e a disponibilidade de sim mesmo 
- Estado mental associado a uma situação de libedade de habilidade, de prazer. 
Recreação:
- Ligada ao ato de aprender 
- Atividade onde o indivíduo participa por escolha 
- Na escola o LAZER deve ser formativo e qualitativo, preparando as pessoas para o tempo livre. 
Atividade Recreativa:
- Atividade que não seja conscientemente executada com o propósito de obter recompensa além da mesma, proporcionando ao homem um escape para as forças físicas, criadoras, e na qual ele participa por desejo íntimo e não por compulsão. 
- São a ação prática da recreação. 
3 – Exemplificar atividades para os vários tipos de jogos.
Jogos Artísticos:
- Confecção de máscaras para dramatizações. 
- Jogos de trilha, com atividades de expressão musical, poesia, verisnhos, adivinhações... 
- Montagem de uma “bandinha” com materiais recicláveis 
- Atividades de soletração, rimas, paródias... 
Jogos Expressivos:
- Organização na escola de grupos de danças: - - regionalista - - de rua - - clássica 
- Atividade de ginástica rítmica. 
- Brincadeiras de amarelinha com corda, bastão (saltos, pulos). 
Jogos Sensitivos:
- Atividades de volta calma 
- Audição de músicas de relaxamento 
- Exercícios de relaxamento 
- Exercícios de mimica 
Jogos desportivos:
- Jogos inter séries 
- Caça ao tesouro 
- Gincana esportiva 
- Min maratona 
4 – Identificar as fases de desenvolvimento propostas por Piaget.
a) Sensório – motor – do nascimento aos dois anos.
b) Pensamento pré-operacional de dois a sete anos.
c) Operações Concretas – de sete a onze anos.
d) Operações formais – de onze anos em diante.
5 – Identificar os objetivos de aprendizagem a partir da criatividade.
A criatividade pode: desenvolver a espontaneidade.
Estimular uma reformulação de idéias.
Incentivar o interesse por outras disciplinas
Desenvolver a expressão corporal, expressão verbal.
Vivenciar novos conteúdos.
Oportunizar ao aluno relacionar0se, criar, inventar, divertir-se, e prazeirosamente aprender.
6 – Perceber a relação entre criatividade e novidade.
A interação dos brinquedos antigos e atuais é importante porque é:
- Fator de transmissão cultural -povos e costumes 
- Valorização desse ato e dos jogos como transmissores de hábitos e atitudes culturais. 
- Forma de aproximação de diferentes gerações -filhos-pais e avós 
- Fomentar a interação entre jogos e brinquedos antigos com os novos. 
- Ajudar nossas crianças a compreender sua cultura e a si mesmo. 
7- Identificar os aspectos desenvolvidos e trabalhados na criança por meio da dança e da música.
Aspectos desenvolvidos e trabalhados na criança por meio da dança e da música:
- Vivências corporais com o ritmo. 
- Desenvolvimento de várias habilidades e competências humanas 
- Estabelecimento de vínculos e aproximação da escola da vida dos alunos. 
- Promoção da integração entre o ritmo e a vida. 
Oferecimento de mais uma possibilidade de expressão social.
 
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