sábado, 10 de setembro de 2011

Arte e ludicidade

Parte-se de uma concepção de educação como um processo permanente em que “o saber se faz através de uma superação constante” e que concebe tanto aos professores quanto aos alunos como aprendizes contínuos,” sujeitos de sua própria educação”.(Paulo Freire,1981,p.28-29.) .

Hoje, com inúmeras tecnologias à disposição de todos e que atraem, principalmente as crianças e jovens, o professor não pode querer ou pretender atrair a atenção dos seus alunos com aulas tradicionais, com transmissão de conteúdos, utilizando apenas do quadro de giz e do livro didático para efetivar o processo de ensino aprendizagem. .

Faz-se necessário que na formação do professor, ele reconheça três recursos fundamentais para realizar uma aula atrativa: a comunicação, a arte e a ludicidade. .

No que diz respeito `a comunicação, ela é fundamental, pois o professor precisa ter grande facilidade para se comunicar com os alunos, adentrar em seu mundo, aproximar-se deles e saber ouvi-los,criando assim, um espaço de interação entre professor /aluno e aluno/aluno, de modo que todos possam conversar, trocar idéias, opinarem,ou seja,aprenderem juntos. .

Muitos professores utilizam uma linguagem muito teórica e nem percebem que não sabem se comunicar com seus alunos; .

Aliada à comunicação, a arte também deve ter espaço no processo de aprendizagem,pois os alunos tem um potencial criativo muito grande e precisam exercitá-lo e para isso o professor deve saber explorá-lo em qualquer disciplina que leciona. A arte pode ser trabalhada desde uma pequena ilustração feita pelo próprio aluno,como também utilizando diversos materiais para que este explore, crie, contribuindo nosso seu processo de aprendizagem. .

Vale lembrar que as crianças gostam de jogos, competição, brincadeiras,...logo, cabe ao professor criar situações lúdicas e desafiadoras, despertando nos alunos o desejo, o gosto de aprender e de fazer da aula um momento prazeroso e que sinta participante de algo em que ele possa agir, aplicando seus conhecimentos para adquirir outros, percebendo que a sala de aula é um lugar, onde ele é sujeito e como tal pode atuar,brincar enquanto aprende.

Cabe ao professor colaborar para o processo criativo de seus educandos oferecendo um ambiente de aceitação, integração e liberdade, organizando o meio onde a crianças possa se sentir segura e acolhida para atuar.

Destacando a postura da escola frente ao processo de desenvolvimento da criatividade, Maria H. Novaes(1980,p.118) afirma: .

É preciso reforçar a certeza de que a forma integral da personalidade do educando será incompleta sempre que se relegar a um segundo plano a expressão criadora, portanto,é preciso que a escola esteja aparelhada ideologicamente e materialmente para proporcionar aos alunos técnicas, meios e ambientes de liberdade,onde possam desenvolver sua capacidade criadora e construtiva. .

________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário