terça-feira, 2 de novembro de 2010

Meio ambiente e sustentabilidade


Educação ambiental e sustentabilidade na formação do professor

A questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.

O trabalho com o tema Meio Ambiente na escola deve ser desenvolvido visando proporcionar aos educandos uma grande diversidade de experiências e ensinando-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores à sua proteção e melhor

Promover e integrar um currículo ambiental é um desafio. Segundo Novo (1995), ambientar o currículo significa ajustá-lo de forma coerente com os princípios éticos, conceituais e metodológicos, característicos da educação de valores ambientais. Um currículo ambiental, portanto, deve ser:

Adequado, isto é, ajustado as condições reais da comunidade; Coerente, onde as metodologias devem estar de acordo com as bases éticas e com os pressupostos teóricos que orientam a aprendizagem e a avaliação; Aberto ao entorno aos problemas ambientais regionais, estaduais e mundiais; Flexível, onde o planejamento deve ser sempre uma hipótese de trabalho que pode mudar; Dinâmico, aberto à inovação e à mudança; Problematizador, interdisciplinar, valorizando a integração.

De acordo com Zabala (1991), o ambiente numa perspectiva educativa, engloba quatro grandes espaços: o social, o território,a comunidade e o espaço concreto. Assim nesta perspectiva as escolas podem se guiar com as metas estabelecidas nos PCNs, que são?Fundamentos ecológicos onde se busca os conhecimentos ecológicos; Os problemas e valores, onde se busca a sensibilidade ambiental, o reconhecimento de como as ações individuais e coletivas podem influenciar na relação qualidade de vida e qualidade do meio ambiente; Investigação e Ação, esta referindo-se à aquisição do conhecimento e das

habilidades necessárias que permitem investigar, propor e avaliar soluções alternativas;Treinamento e Aplicação, esta meta busca desenvolver as habilidades que permitirá atuar de acordo com os seus valores, tanto no grupo como individualmente.

Fica evidente a importância de se educar nossas crianças cidadãos de hoje e do futuro, para que, como empreendedores, venham a agir de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro.

___________

cOMUNICAÇÃO E LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR


COMUNICAÇÃO E LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOCENTE


Parte-se de uma concepção de educação como um processo permanente em que “o saber se faz através de uma superação constante” e que concebe tanto aos professores quanto aos alunos como aprendizes contínuos,” sujeitos de sua própria educação”.(Paulo Freire,1981,p.28-29.) .

Hoje, com inúmeras tecnologias à disposição de todos e que atraem, principalmente as crianças e jovens, o professor não pode querer ou pretender atrair a atenção dos seus alunos com aulas tradicionais, com transmissão de conteúdos, utilizando apenas do quadro de giz e do livro didático para efetivar o processo de ensino aprendizagem. .

Faz-se necessário que na formação do professor, ele reconheça três recursos fundamentais para realizar uma aula atrativa: a comunicação, a arte e a ludicidade. .

No que diz respeito `a comunicação, ela é fundamental, pois o professor precisa ter grande facilidade para se comunicar com os alunos, adentrar em seu mundo, aproximar-se deles e saber ouvi-los,criando assim, um espaço de interação entre professor /aluno e aluno/aluno, de modo que todos possam conversar, trocar idéias, opinarem,ou seja,aprenderem juntos. .

Muitos professores utilizam uma linguagem muito teórica e nem percebem que não sabem se comunicar com seus alunos; .

Aliada à comunicação, a arte também deve ter espaço no processo de aprendizagem,pois os alunos tem um potencial criativo muito grande e precisam exercitá-lo e para isso o professor deve saber explorá-lo em qualquer disciplina que leciona. A arte pode ser trabalhada desde uma pequena ilustração feita pelo próprio aluno,como também utilizando diversos materiais para que este explore, crie, contribuindo nosso seu processo de aprendizagem. .

Vale lembrar que as crianças gostam de jogos, competição, brincadeiras,...logo, cabe ao professor criar situações lúdicas e desafiadoras, despertando nos alunos o desejo, o gosto de aprender e de fazer da aula um momento prazeroso e que sinta participante de algo em que ele possa agir, aplicando seus conhecimentos para adquirir outros, percebendo que a sala de aula é um lugar, onde ele é sujeito e como tal pode atuar,brincar enquanto aprende.

Cabe ao professor colaborar para o processo criativo de seus educandos oferecendo um ambiente de aceitação, integração e liberdade, organizando o meio onde a crianças possa se sentir segura e acolhida para atuar.

Destacando a postura da escola frente ao processo de desenvolvimento da criatividade, Maria H. Novaes(1980,p.118) afirma: .

É preciso reforçar a certeza de que a forma integral da personalidade do educando será incompleta sempre que se relegar a um segundo plano a expressão criadora, portanto,é preciso que a escola esteja aparelhada ideologicamente e materialmente para proporcionar aos alunos técnicas, meios e ambientes de liberdade,onde possam desenvolver sua capacidade criadora e construtiva. .

_________Isolete Vieira borges- _______________________________________________________________

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Trabalho e educação


Sendo a educação um direito universal de desenvolvimento e apropriação do saber social, sejam estes: habilidades,valores, competências,logo a teoria do capital humano vem contrastar com o que diz os PCNS do Ensino Médio, nas suas diretrizes básicas, explicitas ou não, que o projeto educativo oferecido pela atual gestão estaria atrelando a educação a formação de mão de obra , a educação teria somente o cunho mercadológico, não somente a educação escolar, bem como os projetos de formação e reciclagem da massa trabalhadora.

A grande mídia critica a escola, pelo seu atraso ,pelo seu distanciamento das habilidades necessárias para um mundo em desenvolvimento, achando como culpados os professores, estes, incapazes de fazer o seu trabalho e os alunos totalmente sem vontade e sem talentos, reproduzindo na sociedade o insucesso, como baixos níveis de conhecimento para a inserção no mercado de trabalho.

Segundo Paro (1999) quando se busca saber sobre a função da escola, as respostas vão sempre no sentido do mercado do trabalho.

Percebe-se que ter uma certa escolarização é importante para se ter um emprego, mas que esta escolarização não é veículo de formação de habilidades.

A escola prega um discurso que incentiva os alunos a buscar uma formação que lhes dê capacidade para a concorrência do mercado de trabalho, no entanto se contradiz quando não oferece contato direto com estes saberes que valoriza. Esse discurso está vinculado aos interesses da classe dominante que exige da escola a valorização das necessidades do mercado na visão capitalista, da classe que detém os meios de produção , conforme Frigotto, a escola deve garantir qualificação humana para todos, promovendo a democracia econômica, social e cultural.


cidadania

Cidadania moderna e movimentos sociais


O que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direitos civis,participar no destino da sociedade,logo,exercer a cidadania plena é ter direito civis, políticos e sociais.

Mas, quando será que surgiu o conceito de cidadania? Esta surgiu a partir de três movimentos históricos: A Revolução Inglesa do século XVIII; A Guerra da Independência dos Estados Unidos Da América do Norte no século XVIII; A Revolução Francesa, no século XVIII, estes movimentos criaram um ambiente marcado por rupturas, transformações e permanências.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, se tornou a base para todos os ideais de cidadania em todo o mundo. E no Brasil? Como a cidadania é exercida? Por sermos uma jovem democracia,não temos uma cultura democrática desenvolvida e uma boa cidadania está diretamente ligada a um eficiente sistema democrático, isto é, o sistema de governo propício para que uma pessoa exerça uma cidadania plena é a democracia. Segundo T.A.Marshall, o processo de formação é lento e obedece a uma lógica, que tem início com os direitos civis, depois políticos e por último os sociais. Esse modelo ocorreria dessa forma em todas as sociedades.

A constituição de 1988, batizada como cidadã,traz, a preocupação com os direitos sociais e civis, produto da ação e da luta de diversos grupos sociais: sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais, associações...

Como ações para resolver a crise de investimentos e desigualdades sociais e econômica em nosso país, que visam corrigir o que é imposto a alguns grupos, o governo cria os estatutos para a proteção das crianças, adolescentes e idosos; mesmo assim o acesso e a cidadania continuam sendo privilégios, desenvolveu-se no país um sistema hierarquizado de cidadania.

Nos anos 90, acontece a grande efervescência dos movimentos sociais. A luta por melhores condições de trabalho e salário são o ponto alto, surgem neste período o ECA, os caras pintadas, movimentos sociais e políticos, ONGS...No entanto, a recessão provocada pelo neoliberalismo teve impacto direto nos movimentos sociais, mudando o foco das reivindicações, não existe mais a preocupação com os salários, mas sim pela manutenção do emprego.

A democracia brasileira não conseguiu resolver os problemas de grande parte da população do país. A cidadania está ligada a condição financeira. Um pequeno grupo representado pela classe alta de grande poder aquisitivo, usufrui de uma cidadania pena, já um grupo intermediário tem um acesso, mas limitado e a grande maioria formada pela classe baixa tem o mínimo ou nenhum acesso.