segunda-feira, 31 de maio de 2010

cidadania

Cidadania moderna e movimentos sociais


O que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direitos civis,participar no destino da sociedade,logo,exercer a cidadania plena é ter direito civis, políticos e sociais.

Mas, quando será que surgiu o conceito de cidadania? Esta surgiu a partir de três movimentos históricos: A Revolução Inglesa do século XVIII; A Guerra da Independência dos Estados Unidos Da América do Norte no século XVIII; A Revolução Francesa, no século XVIII, estes movimentos criaram um ambiente marcado por rupturas, transformações e permanências.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, se tornou a base para todos os ideais de cidadania em todo o mundo. E no Brasil? Como a cidadania é exercida? Por sermos uma jovem democracia,não temos uma cultura democrática desenvolvida e uma boa cidadania está diretamente ligada a um eficiente sistema democrático, isto é, o sistema de governo propício para que uma pessoa exerça uma cidadania plena é a democracia. Segundo T.A.Marshall, o processo de formação é lento e obedece a uma lógica, que tem início com os direitos civis, depois políticos e por último os sociais. Esse modelo ocorreria dessa forma em todas as sociedades.

A constituição de 1988, batizada como cidadã,traz, a preocupação com os direitos sociais e civis, produto da ação e da luta de diversos grupos sociais: sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais, associações...

Como ações para resolver a crise de investimentos e desigualdades sociais e econômica em nosso país, que visam corrigir o que é imposto a alguns grupos, o governo cria os estatutos para a proteção das crianças, adolescentes e idosos; mesmo assim o acesso e a cidadania continuam sendo privilégios, desenvolveu-se no país um sistema hierarquizado de cidadania.

Nos anos 90, acontece a grande efervescência dos movimentos sociais. A luta por melhores condições de trabalho e salário são o ponto alto, surgem neste período o ECA, os caras pintadas, movimentos sociais e políticos, ONGS...No entanto, a recessão provocada pelo neoliberalismo teve impacto direto nos movimentos sociais, mudando o foco das reivindicações, não existe mais a preocupação com os salários, mas sim pela manutenção do emprego.

A democracia brasileira não conseguiu resolver os problemas de grande parte da população do país. A cidadania está ligada a condição financeira. Um pequeno grupo representado pela classe alta de grande poder aquisitivo, usufrui de uma cidadania pena, já um grupo intermediário tem um acesso, mas limitado e a grande maioria formada pela classe baixa tem o mínimo ou nenhum acesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário